domingo, 17 de janeiro de 2010

TEMA: HIPERATIVIDADE


HIPERATIVIDADE:
(pessoa muito ativa, por vezes agitada, bem além do comum).


RELAÇÃO DA HIPERATIVIDADE:

• a uma perda da visão ou audição,
• a um problema de comunicação, como a incapacidade de processar adequadamente os símbolos e idéias que surgem,
• ao estresse emocional,
• a convulsões ou distúrbios do sono.
• a paralisia cerebral,
• a intoxicação por chumbo,
• ao abuso de álcool ou drogas na gravidez,
• a reação a certos medicamentos ou alimentos
• a complicações de parto, como privação de oxigênio
• a traumas durante o nascimento.



TDAH - Tipo desatento

A pessoa apresenta pelo menos, seis das seguintes características:

- Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado.
- Dificuldade em manter a atenção.
- Parece não ouvir.
- Dificuldade em seguir instruções.
- Dificuldade na organização.
- Evita / não gosta de tarefas que exigem um esforço mental prolongado.
- Freqüentemente perde os objetos necessários para uma atividade.
- Distrai-se com facilidade.
- Esquecimento nas atividades diárias.



Tipo hiperativo/ impulsivo

É definido se a pessoa apresenta seis das seguintes características:
- Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira.
- Dificuldade em permanecer sentada.
- Corre sem destino ou sobe nas coisas excessivamente (em adulto, há um sentimento subjetivo de inquietação).
- Dificuldade em engajar-se numa atividade silenciosamente.
- Fala excessivamente.
- Responde a perguntas antes delas serem formuladas.
- Age como se fosse movida a motor.
- Dificuldade em esperar sua vez.
- Interrompe e se interrompe.



SINTOMAS DA HIPERATIVIDADE

• dificuldade em prestar atenção e aprender.
• são facilmente distraídas.
• falam alto demais e em momentos inoportunos.
• estão sempre em movimento, sempre fazendo algo e são incapazes de ficar quietas.
• impulsivas.
• não para olhar ou ouvir devido à sua energia,
• são propensas a se machucar e a quebrar e danificar coisas.
• tolera pouco as frustrações
• discute com os pais, professores, adultos e amigos.
• faz birras e seu humor flutua rapidamente.
• é muito agarrada às pessoas.
• dificuldade em obedecer às regras
• dificuldade de aprendizado
• não consegue se controlar
• muitas vezes se sente isolada
• agita muito as mãos
• dificuldade de ficar sentado, mexe-se muito na cadeira
• corre quando não deve
• dificuldade de brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer
• fala em demasia
• responde precipitadamente
• dificuldade em aguardar a vez
• intromete-se em conversas ou brincadeiras
• sobe excessivamente sobre objetos



DIRETRIZES ALIMENTARES

Antes de experimentar qualquer tratamento comece eliminando o açúcar refinado e os aditivos da dieta do seu filho. Leia os rótulos cuidadosamente e elimine alimentos processados que contenham corantes, flavorizantes, adoçantes e conservantes, relacionados comumente como benzoatos, nitratos e sulfitos. Os aditivos de alimentos comuns também incluem silicato de cálcio, BHT, BHA, peróxido de benzoíla, emulsificantes, espessantes, estabilizantes, gomas vegetais e amido.
Os salicilatos muitas vezes têm implicação na hiperatividade
Uma série de frutas e hortaliças conhecidas contêm salicilatos,


NÃO SE DEVE INGERIR NA ALIMENTAÇÃO
amêndoa, maçã, damasco, banana, cereja, uva, limão, melão, nectarina, laranja, pêssego, ameixa, ameixa-seca, passa, framboesa, pepino, ervilha, pimentão-verde, pimenta-malagueta, picles e tomate.


ALIMENTOS ACONSELHÁVEIS

cálcio - leite e iogurte desnatados, queijos magros, caqui, cebola, couve, couve-flor, mamão, mandioca, manga, melão, tamarindo, alface repolhuda, couve, jiló, mostarda, rúcula, berinjela, abóbora, feijão preto, lentilha, iogurte, coalhada, agrião, brócolis, sardinha em lata, bacalhau, badejo, feijão branco, hortelã, torrada, gelatina, azeitona verde, etc.
magnésio: tofu, soja, caju, salmão, espinafre, aveia, arroz integral, grão de bico, milho, nozes, cenoura, maracujá, melancia, etc.


SINTOMAS DA PESSOA COM HIPERATIVIDADE

freqüentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;

com freqüência abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;

freqüentemente corre ou escala em demasia, em situações nas quais isso é inapropriado (em adolescentes e adultos, isso pode não ocorrer, mas a pessoa deixa nos outros uma sensação de constante inquietação);

com freqüência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;

está freqüentemente "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor";

freqüentemente fala em demasia.

freqüentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas;

com freqüência tem dificuldade para aguardar sua vez;

freqüentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros (por exemplo, intrometendo-se em conversas ou brincadeiras de colegas).

DICAS PARA O PROFESSOR LIDAR
COM HIPERATIVOS


- Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior. Eles devem ficar nas
primeiras carteiras das fileiras do centro da classe, e de costas para ela;
- Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina;
-Afaste-as de portas e janelas para evitar que se distraiam com outro estímulos;
-Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem;
-Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual;
- Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;
- Repita ordens e instruções; faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu;
- Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões;
- Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o auto-controle;
- Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações;
- O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima. Procure elogiar ou incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;
- Crianças hiperativas produzem melhor em salas de aula pequenas. Um professor para cada oito alunos é indicado;
- Coloque a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo;
- Proporcione um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de maneira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude;
-Nunca provoque constrangimento ou menospreze o aluno;
- Proporcione trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favoreça oportunidades sociais. Grande parte das crianças com TDAH consegue melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais quando no meio de grupos pequenos;
- Adapte suas expectativas quanto à criança, levando em consideração as deficiências e inabilidades decorrentes do TDAH. Por exemplo: se o aluno tem um tempo de atenção muito curto, não espere que se concentre em apenas uma tarefa durante todo o período da aula;
- Proporcione exercícios de consciência e treinamento dos hábitos sociais da comunidade. Avaliação freqüente sobre o impacto do comportamento da criança sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante;
- Coloque limites claros e objetivos; tenha uma atitude disciplinar equilibrada e proporcione avaliação freqüente, com sugestões concretas e que ajudem a desenvolver um comportamento adequado;
- Desenvolva um repertório de atividades físicas para a turma toda, como exercícios de alongamento ou isométricos;
- Repare se a criança se isola durante situações recreativas barulhentas. Isso pode ser um sinal de dificuldades: de coordenação ou audição, que exigem uma intervenção adicional;
- Desenvolva métodos variados utilizando apelos sensoriais diferentes (som, visão, tato) para ser bem sucedido ao ensinar uma criança com TDAH. No entanto, quando as novas experiências envolvem uma miríade de sensações (sons múltiplos, movimentos, emoções ou cores), esse aluno provavelmente precisará de tempo extra para completar sua tarefa;
- Não seja mártir! Reconheça os limites da sua tolerância e modifique o programa da criança com TDAH até o ponto de se sentir confortável. O fato de fazer mais do que realmente quer fazer, traz ressentimento e frustração;
- Permaneça em comunicação constante com o psicólogo ou orientador da escola. Ele é a melhor ligação entre a escola, os pais e o médico;



INTERVENÇÕES REALIZADAS COM
ALUNOS HIPERATIVOS


motricidade fina: (dobradura, recorte-cole, desenhos, pintura, atividades com canudinhos e cordões);

motricidade global: (atividades com bola, arcos, cordas, corrida, rolamento, circuito);
equilíbrio (caminhar sobre linhas da quadra, sobre cordas, banco, trave, pé-de-lata, amarelinha;

esquema corporal: (jogos de mímica de profissões, animais, artistas, formação de números e letras com o corpo, relaxamento);

organização espacial: (atividades de guiar com os olhos abertos e vendados, passagem entre cordões, jogos de quebra-cabeça; boca do palhaço, jogo das argolas,

organização temporal: (andar no ritmo, pular corda, brinquedo cantado, bambolê, ).

orientação espaço-temporal: Saltar a distância, saltar em altura, arremessar argolas, andar sobre a ponte de equilíbrio.

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