domingo, 17 de janeiro de 2010

TEMA: DISLEXIA

DISLEXIA: É uma dificuldade no aprendizado da leitura e da escrita, causada por uma lesão no sistema nervoso. Algumas crianças podem apresentar também baixo rendimento em Matemática, o que complica o diagnóstico. É um distúrbio na leitura afetando a escrita, Afeta mais meninos que meninas.

TERAPIA MULTISENSORIAL (aprender pelo uso de todos os sentidos ),

DISLALIA: Distúrbio da pronúncia, devido a lesão dos órgãos externos responsáveis pela fala.


DETECTANDO A DISLEXIA
NA INFÂNCIA

•Demora em aprender a segurar a colher para comer sozinho, a fazer laço no cadarço do sapato, pegar e chutar bola.
• Atraso na locomoção.
• Atraso na aquisição da linguagem.
• Dificuldade na aprendizagem das letras.

A criança dislexa possui inteligência normal ou muitas vezes acima da média. Sua dificuldade consiste em não conseguir identificar símbolos gráficos (letras e/ou números) tendo como conseqüência disso a dificuldade na leitura e escrita.

DISTÚRBIO: envolve a percepção, memória e análise visual.

Orientação básica: Colocá-lo sentado perto do quadro-negro, dar mais tempo para a cópia e usar um gravador durante a aula".



MÉTODOS:

-Global: Identificação das palavras como um todo.

-SINTÉTICO ou FÔNICO: Consiste em ir das partes ao todo

CARACTERÍSTICAS DA DISLEXIA:
A criança dislexa possui inteligência normal ou muitas vezes acima da média.


Muitos dislexos se destacam:


• na música (o cantor John Lennon),

• nas artes cênicas (o ator Tom Cruise),

• nas artes plásticas (Vincent Van Gogh)

• nos esportes (o jogador Magic Johnson).

Thomas Edison (inventor).

Walt Disney
(artista e criador).

Agatha Christie (autora).


Haverá sempre:

dificuldades com a linguagem e escrita ;

dificuldades em escrever;

dificuldades com a ortografia;

lentidão na aprendizagem da leitura;


Haverá muitas vezes :

disgrafia: (letra feia);

discalculia: dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;

dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização;

dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;

dificuldades para compreender textos escritos;

dificuldades em aprender uma segunda língua.



Características:

• Confusão de letras, sílabas ou palavras que se parecem graficamente: a-o, e-c, f-t, m-n, v-u.
• Inversão de letras com grafia similar: b/p, d/p, d/q, b/q, b/d, n/u, a/e.
• Inversões de sílabas: em/me, sol/los, las/sal, par/pra.
• Adições ou omissões de sons: casa lê:casaco, prato lê pato.
• Ao ler pula linha ou volta para a anterior.
• Soletração defeituosa: lê palavra por palavra, sílaba por sílaba, ou reconhece letras isoladamente sem poder ler.
• Leitura lenta para a idade.
• Ao ler, movem os lábios murmurando.
• Freqüentemente não conseguem orientar-se no espaço sendo incapazes de distinguir direita de esquerda. Isso traz dificuldades para se orientarem com mapas, globos e o próprio ambiente.
• Usa dedos para contar.

• Possui dificuldades em lembrar se seqüências: letras do alfabeto, dias da semana, meses do ano, lê as horas.
• Não consegue lembrar-se de fatos passados como horários, datas, diário escolar.
• Alguns possuem dificuldades de lembrar objetos, nomes, sons, palavras ou mesmo letras.
• Muitos conseguem copiar, mas na escrita espontânea como ditado e ou redações mostra severas complicações.

O dislexo geralmente demonstra insegurança e baixa auto-estima, sentindo-se triste e culpado. Muitos se recusam a realizar atividades com medo de mostrar os erros e repetir o fracasso, com isto criam um vínculo negativo com a aprendizagem, podendo apresentar atitude agressiva com professores e colegas.



☺ Antes de atribuir a

dificuldade de leitura à dislexia

alguns fatores deverão ser

descartados, tais como:

• imaturidade para aprendizagem;
• problemas emocionais;
• métodos defeituosos de aprendizagem;
• ausência de cultura;
• incapacidade geral para aprender.


Tratamento e orientações:

O tratamento deve ser realizado por um especialista ou alguém que tenha noções de ajuda ao dislexo. Deve ser individual e freqüente. Durante o tratamento deve-se usar material estimulante e interessante. - Ao usar jogos e brinquedos empregar preferencialmente os que contenham letras e palavras.

Reforçar a aprendizagem visual com o uso de letras em alto relevo, com diferentes texturas e cores. É interessante que ele percorra o contorno das letras com os dedos para que aprenda a diferenciar a forma da letra.

Deve-se iniciar por leituras muito simples com livros atrativos, aumentando gradativamente conforme seu ritmo.

O tratamento psicológico não é recomendado a não ser nos casos de graves complicações emocionais.

Substituir o ensino através do método GLOBAL (já que não consegue perceber o todo), por um SISTEMA MAIS FONÉTICO.

Não estimule a competição com colegas.

Quando a criança não estiver disposta a fazer a lição em um dia ou outro não a force. Procure outras alternativas mais atrativas para que ele se sinta estimulado.

Nunca critique negativamente seus erros. Procure mostrar onde errou, porque errou e como evitá-los. Mas, não exagere nas inúmeras correções, isso pode desmotivá-lo. Procure mostrar os erros mais relevantes.



☺ COMO IDENTIFICAR

UM ALUNO DISLEXO:

1- CARACTERÍSTICAS GERAIS:
• A criança é inteligente e criativa – mas tem dificuldades em leitura, escrita e soletração.
• Costuma ser rotulado de imaturo ou preguiçoso.
• Obtém bons resultados em provas orais, mas não em avaliações escritas.
• Tem baixa auto-estima e se sente incapaz.
• Tem habilidade em áreas como arte, música, teatro e esporte.
• Parece estar sempre sonhando acordado.
• Desatento ou hiperativo
• Aprende mais facilmente fazendo experimentos, observações e usando recursos visuais.


2- VISÃO, LEITURA E SOLETRAÇÃO:
• Reclama de enjôos, dores de cabeça ou estômago quando lê.

• Faz confusões com as letras, números palavras, seqüências e explicações verbais.
• Quando lê ou escreve comete erros de repetição, adição ou substituição.
• Diz que vê ou sente um movimento inexistente quando lê, escreve ou faz cópia.
• Parece ter dificuldades de visão, mas exames de vista não mostram o problema.
• Lê repetidas vezes sem entender o texto.


3- AUDIÇÃO E LINGUAGEM:
• É facilmente distraído por sons.
• Tem dificuldades em colocar os pensamentos em palavras. Às vezes pronuncia de forma errada palavras longas.

4- ESCRITA E HABILIDADES MOTORAS:
• Dificuldades com cópia e escrita. Sua letra muitas vezes é ilegível.
• Pode ser ambidestro. Com freqüência confunde direita e esquerda ou acima e abaixo.


5- MATEMÁTICA E GERENCIAMENTO DE TEMPO:
• Tem problemas para dizer a hora, controlar seus horários e ser pontual.
• Depende dos dedos ou outros objetos para contar. Muitas vezes sabe a resposta, mas não consegue demonstrá-la no papel.
• Faz exercícios de aritmética, mas considera difícil problemas com enunciados.
• Tem dificuldade em lidar com dinheiro.


6- MEMÓRIA E COGNIÇÃO:
• Excelente memória a longo prazo para experiências, lugares e rostos. No entanto têm memória ruim para seqüências e informações que não vivencio


SÃO SINTOMAS DA DISLEXIA:

Na pré-escola
1- Imaturidade no trato com outras crianças.
2- Fraco desenvolvimento da atenção.
3- Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem.
4- Atraso no desenvolvimento visual.
5- Dificuldade em aprender rimas e canções.
6- Fraco desenvolvimento da coordenação motora.
7- Dificuldade com quebra-cabeças.
8- Falta de interesse por livros impressos
Na idade escolar: (6 anos)
1- Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita.
2- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras).
3- Desatenção e dispersão.
4- Dificuldade em copiar de livros ou da lousa.
5- Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura, etc.) e/ou grossa (ginástica, dança, etc.).
6- Desorganização geral, podemos citar os constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares.
7- Dificuldades visuais, como por exemplo, podemos, perceber com certo impacto, a 8desordem dos trabalhos no papel e a própria postura da cabeça ao escrever.
9- Confusão entre direita e esquerda.
10- Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc..
11- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas.
12- Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções, recados, etc..
13- Dificuldade em decorar seqüências, como meses do ano, alfabeto, etc..
14- Dificuldade na matemática e desenho geométrico.
15- Problemas de conduta como: retração, timidez excessiva, depressão, e menos comum, mas também possível, tornar-se o "palhaço" da turma.

A Partir dos Sete Anos de Idade:
1 - pode ser extremamente lento ao fazer seus deveres:
2 - ao contrário, seus deveres podem ser feitos rapidamente e com muitos erros;
3 - copia com letra bonita, mas tem pobre compreensão do texto ou não lê o que escreve;
4 - a fluência em leitura é inadequada para a idade;
5 - inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler e ao escrever;
6 - só faz leitura silenciosa;
7 - ao contrário, só entende o que lê, quando lê em voz alta para poder ouvir o som da palavra;
8 - sua letra pode ser mal grafada e, até, ininteligível; pode borrar ou ligar as palavras entre si;
9 - pode omitir, acrescentar, trocar ou inverter a ordem e direção de letras e sílabas;
10 - esquece aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou semanas;
11 - é mais fácil, ou só é capaz de bem transmitir o que sabe através de exames orais;
12 - ao contrário, pode ser mais fácil escrever o que sabe do que falar aquilo que sabe;
13 - tem grande imaginação e criatividade;
14 - desliga-se facilmente, entrando "no mundo da lua";
15 - tem dor de barriga na hora de ir para a escola e pode ter febre alta em dias de prova;
16 - porque se liga em tudo, não consegue concentrar a atenção em um só estímulo;
17 - baixa auto-imagem e auto-estima; não gosta de ir para a escola;
18 - esquiva-se de ler, especialmente em voz alta;
19 - perde-se facilmente no espaço e no tempo; sempre perde e esquece seus pertences;
20 - tem mudanças bruscas de humor;
21 - é impulsivo e interrompe os demais para falar;
22 - não consegue falar se outra pessoa estiver falando ao mesmo tempo em que ele fala;
23 - é muito tímido e desligado; sob pressão, pode falar o oposto do que desejaria;
24 - tem dificuldades visuais, embora um exame não revele problemas com seus olhos;
25 - embora alguns sejam atletas, outros mal conseguem chutar, jogar ou apanhar uma bola;
26 - confunde direita-esquerda, em cima-em baixo; na frente-atrás;
27 - é comum apresentar lateralidade cruzada; muitos são canhestros e outros ambidestros;
28 - dificuldade para ler as horas, para seqüências como dia, mês e estação do ano;
29 - dificuldade em aritmética básica e/ou em matemática mais avançada;
30 - depende do uso dos dedos para contar, de truques e objetos para calcular;
31 - sabe contar, mas tem dificuldades em contar objetos e lidar com dinheiro;
32 - é capaz de cálculos aritméticos, mas não resolve problemas matemáticos ou algébricos;
33 - embora resolva cálculo algébrico mentalmente, não elabora cálculo aritmético;
34 - tem excelente memória de longo prazo, lembrando experiências, filmes, lugares e faces;
35 - boa memória longa, mas pobre memória imediata, curta e de médio prazo;
36 - pode ter pobre memória visual, mas excelente memória e acuidade auditivas;
37 - pensa através de imagem e sentimento, não com o som de palavras;
38 - é extremamente desordenado, seus cadernos e livros são borrados e amassados;
39 - não tem atraso e dificuldades suficientes para que seja percebido e ajudado na escola;
40 - pode estar sempre brincando, tentando ser aceito nem que seja como "palhaço" ;
41 - frustra-se facilmente com a escola, com a leitura, com a matemática, com a escrita;
42 - tem pré-disposição à alergias e à doenças infecciosas;
43 - tolerância muito alta ou muito baixa à dor;
44 - forte senso de justiça;
45 - muito sensível e emocional, busca sempre a perfeição que lhe é difícil atingir;
46 - dificuldades para andar de bicicleta, para abotoar, para amarrar o cordão dos sapatos;
47 - manter o equilíbrio e exercícios físicos são extremamente difíceis para muitos disléxicos;
48 - com muito barulho, o disléxico se sente confuso, se desliga e age como se estivesse distraído;
49 - sua escrita pode ser extremamente lenta, laboriosa, ilegível, sem domínio do espaço na página;
50 - cerca de 80% dos disléxicos têm dificuldades em soletração e em leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário